Páginas

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

. saudades ;*

'sinto saudades de tudo que marcou a minha vida . quando vejo retratos , quando sinto cheiros , quando escuto uma voz , quando me lembro do passado , eu sinto saudades .. sinto saudades de amigos que nunca mais vi , de pessoas com quem não mais falei ou cruzei .. sinto saudades da minha infância , do meu primeiro amor, do meu segundo , do terceiro , do penúltimo e daqueles que ainda vou ter, se Deus quiser .. sinto saudades do presente , que não aproveitei de todo , lembrando do passado e apostando no futuro .. sinto saudades do futuro , que se idealizado , provavelmente não será do jeito que eu penso que vai ser .. sinto saudades de quem me deixou e de quem eu deixei ! de quem disse que viria e nem apareceu ; de quem apareceu correndo sem me conhecer direito , de quem nunca vou ter a oportunidade de conhecer.. sinto saudades dos que se foram , e de quem não me despedi direito ! daqueles que não tiveram como me dizer adeus ; de gente que passou na calçada contrária da minha vida , e que só enxerguei de vislumbre ! sinto saudades de coisas que tive e de outras que não tive , mas quis muito ter ! sinto saudades de coisas que nem sei se existiram . sinto saudades de coisas sérias , de coisas hilariantes , de casos , de experiências .. sinto saudades do cachorrinho que eu tive um dia , e que me amava fielmente , como só os cães são capazes de fazer ! sinto saudades dos livros que li e que me fizeram viajar ! sinto saudades dos discos que ouvi e que me fizeram sonhar, sinto saudades das coisas que vivi e das que deixei passar, sem curtir na totalidade . quantas vezes tenho vontade de encontrar não sei o que .. não sei onde .. para resgatar alguma coisa que nem sei o que é e nem onde perdi .. vejo o mundo girando e penso que poderia estar sentindo saudades em japonês , em russo , em italiano , em inglês .. mas que minha saudade , por eu ter nascido no Brasil , só fala português , embora , lá no fundo , possa ser poliglota . aliás , dizem que costuma-se usar sempre a língua pátria , espontaneamente quando estamos desesperados .. para contar dinheiro .. fazer amor.. declarar sentimentos fortes .. seja lá em que lugar do mundo estejamos . eu acredito que um simples "I miss you" ou seja lá como possamos traduzir saudade em outra língua , nunca terá a mesma força e significado da nossa palavrinha . talvez não exprima corretamente a imensa falta que sentimos de coisas , ou pessoas queridas . e é por isso que eu tenho mais saudades .. porque encontrei uma palavra para usar todas as vezes
em que sinto este aperto no peito , meio nostálgico, meio gostoso , mas que funciona melhor
do que um sinal vital quando se quer falar de vida e de sentimentos . ela é a prova inequívoca de que somos sensíveis ! de que amamos muito o que tivemos e lamentamos as coisas boas que perdemos ao longo da nossa existência ...


[ Clarice Lispector ]

Nenhum comentário:

Postar um comentário